desgaseificação em vácuo

A desgaseificação em vácuo consiste numa técnica usada na produção do aço e de outros metais para a eliminação dos gases dissolvidos. No caso do aço, os principais gases a eliminar são o hidrogénio, o oxigénio e o azoto. Aplicando o vácuo ao metal no estado líquido consegue-se que, por diferença de pressão, os gases dissolvidos no banho metálico sejam eliminados.
Existem vários métodos de desgaseificação em vácuo utilizados na produção do aço. Na desgaseificação em jato, o aço fundido escorre da panela refratária, através de uma câmara de vácuo, e é recolhido numa segunda panela ou numa lingoteira existente na câmara.
Na desgaseificação na panela, a panela refratária contendo o aço fundido é colocada numa câmara, a qual é em seguida evacuada, ao mesmo tempo que o metal é agitado eletromagneticamente.
Na desgaseificação incremental, coloca-se por cima da panela refratária uma pequena câmara de vácuo da qual partem dois tubos que mergulham no aço fundido. Por injeção de árgon, o aço fundido ascende por um dos tubos até à câmara, onde é desgaseificado, e regressa depois à panela, descendo pelo outro tubo.
Como referenciar: desgaseificação em vácuo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 12:04:17]. Disponível na Internet: