Desmodontídeos

Família de mamíferos, da ordem dos quirópteros, constituída por 2 géneros e por 3 espécies, designadas geralmente por vampiros. Os verdadeiros vampiros dos géneros Desmodus e Diaemus são hematófagos, isto é, alimentam-se de sangue. O vampiro (Desmodus rotundus) pode atingir o comprimento de 9 centímetros e um peso que pode atingir as 50 gramas.
É de cor castanho-escura ou acinzentada, com orelhas pontiagudas e focinho achatado, com excrecências nasais que substituem a folha nasal dos indivíduos das outras famílias. As comissuras dos lábios são achatadas e lobuladas, o que permite que a boca funcione como uma ventosa. Esta aplica-se à ferida aberta, na vítima, pelos seus incisivos muito cortantes e permite a sucção do sangue. A gestação demora de 90 a 100 dias e normalmente só nasce uma cria de cada vez. O período de acasalamento estende-se por todo o ano, podendo portanto encontrar-se em qualquer altura fêmeas em gestação. Vivem na América do Sul, desde o México ao Chile.
Como referenciar: Desmodontídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-21 13:53:13]. Disponível na Internet: