desportos aquáticos

Os desportos aquáticos são um conjunto variado de modalidades, que, além da mais conhecida - a natação e suas associadas -, se incluem as seguintes:
Canoagem - Desporto olímpico para ambos os sexos, praticado nos rios e nos mares. São utilizadas duas embarcações: a canoa e o caiaque. Na primeira, o indivíduo utiliza uma pagaia simples e encontra-se de joelhos; na segunda, utiliza uma pagaia dupla e encontra-se sentado.
Remo - Desporto olímpico para ambos os sexos. Consiste na disputa de regatas individuais ou por equipas, que têm um número variável de elementos, consoante o tipo de embarcação. Por vezes, da tripulação da embarcação faz parte um timoneiro. Rafting - Consiste na descida de rios com correntes rápidas e percursos acidentados. É praticado em equipa num barco insuflável.
Surf - Desporto oriundo do Hawai. Em 1920, Duke Kahanamoku fundou o primeiro clube de surf, em Waikiki. Mais tarde a modalidade viria a popularizar-se nos EUA. O objetivo, ao mesmo tempo que se desliza nas ondas do mar, é executar diversas manobras em equilíbrio numa prancha.
Bodyboard - Desporto muito semelhante ao surf, mas no qual o atleta desliza deitado sobre a prancha e rema com o auxílio de barbatanas.
Windsurf - A prancha de windsurf é parecida com a de surf, à qual se junta a vela. O objetivo é navegar à vela em equilíbrio na prancha. Portugal possui ótimas condições para a prática da modalidade, e o Guincho Wave Classic é uma prova portuguesa que faz parte do calendário do Campeonato do Mundo.
Como referenciar: desportos aquáticos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-20 08:54:59]. Disponível na Internet: