determinação do ponto de fusão

O ponto de fusão, a uma determinada pressão, é um valor constante, característico de uma substância pura e, por este facto, a sua determinação constitui um método para determinar o grau de pureza dessa mesma substância.
Existem duas técnicas para se determinar o ponto de fusão: uma tradicional e outra usando um aparelho automático.
No que diz respeito à técnica tradicional, esta é uma das mais antigas e simples usadas na determinação do ponto de fusão de uma determinada substância e consiste na utilização de material simples de laboratório: tubo capilar, termómetro, copo com fluído termostático e uma fonte de energia. Começa-se por introduzir o sólido (triturado e seco) do qual se pretende determinar o ponto de fusão no tubo capilar que deve ser aberto numa das extremidades e fechado na outra. O sólido deve atingir cerca de 1 cm de altura dentro do tubo capilar.
Depois desta operação é necessário escolher o fluído termostático que depende do ponto de fusão esperado - água para temperaturas inferiores a 100 º C e glicerina, óleo ou parafina líquida para temperaturas superiores.
Este fluído é colocado num copo com capacidade de aproximadamente 100 ml e neste último é mergulhado o tubo capilar previamente cheio com o sólido.
Finalmente põe-se a aquecer o copo com fluído termostático introduzindo-lhe o termómetro e o tubo capilar, presos por uma borracha.
Quando o sólido passar à fase líquida anota-se o valor da temperatura lida no termómetro.
Devem realizar-se pelo menos três ensaios para a determinação do ponto de fusão.
Quanto à técnica usando aparelho automático, esta apresenta diversas vantagens em relação à anterior, nomeadamente rapidez, precisão, exatidão e o uso de pequenas quantidades de amostra.
O princípio de funcionamento do aparelho é simples e basta colocar em tubos capilares a amostra da qual se pretende medir o ponto de fusão e por meio de um conjunto de operações manuais no aparelho chega-se ao valor exato do ponto de fusão.
Como referenciar: determinação do ponto de fusão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 03:21:40]. Disponível na Internet: