DeWitt Wallace

Filantropo norte-americano, William Roy DeWitt Wallace nasceu a 12 de novembro de 1889, em Saint-Paul, no Minnesota (Estados Unidos da América).
Foi editor, publicista e filantropo. Em 1922, o seu desejo de levar a leitura a todo o tipo de pessoas levou-o a fundar a Reader's Digest, juntamente com a sua mulher Lila Acheson (1889-1984).
O sucesso das publicações não se fez esperar e os Wallace doaram milhares de dólares para inúmeras instituições, como por exemplo o Museu Metropolitano de Nova Iorque.
Foi desde cedo que DeWitt Wallace ganhou o hábito de recortar e arquivar artigos e temas que ele considerava de muito interesse. Durante a recuperação de um ferimento que teve em combate na Primeira Guerra Mundial aperfeiçoou as suas capacidades para a seleção e condensação.
Foi nessa altura que refletiu sobre a necessidade de existir uma publicação periódica onde estivesse disponível a leitura e a informação mais interessantes e mais diversificadas possível. Procurou um editor que estivesse disposto a levar a sua ideia avante, mas falhou. DeWitt Wallace não desistiu da publicação e, com o pouco dinheiro que pediu emprestado, avançou sozinho para a concretização do seu projeto.
A Reader's Digest foi lançada e, para fomentar o seu crescimento, o casal Wallace decidiu fazer subscrições via correios, com o intuito de angariar assinaturas para a sua revista. Os esforços de ambos foram compensados e, em fevereiro de 1922, já eram impressas cinco mil cópias da publicação.
Apesar do início modesto, DeWitt Wallace trabalhou durante os 60 anos seguintes para fazer da sua revista um sucesso internacional.
Para ajudar ao seu propósito filantrópico o norte-americano criou o Fundo DeWitt Wallace-Reader's Digest. Desde 1965 que esta iniciativa tem vindo a contribuir com centenas de milhares de dólares em ações de caridade. DeWitt estava particularmente interessado na educação dos jovens, facto que ainda se continua a verificar nos programas que o fundo integra e patrocina.
DeWitt Wallace morreu a 30 de março de 1981 e o fundo por ele criado continua a dedicar-se, exclusivamente, ao melhoramento educacional das crianças, em especial daquelas que são oriundas das classes mais baixas.
Como referenciar: Porto Editora – DeWitt Wallace na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-07-23 21:16:01]. Disponível em