Dick Cheney

Político norte-americano nascido a 30 de janeiro de 1941, em Lincoln, Nebraska, chegou a vice-presidente dos Estados Unidos da América em 2001, quando George W. Bush ganhou as eleições presidenciais.
Richard Bruce Cheney, que ficou conhecido por Dick Cheney, cresceu e estudou no Wyoming. Licenciou-se em Ciências Políticas, aos 26 anos, na Universidade de Wyoming.
Aos 28 anos iniciou a sua carreira política ao trabalhar para o presidente Richard Nixon, tendo depois feito parte da equipa que acompanhou o presidente Gerald Ford. Cheney tornou-se durante a administração Ford no mais jovem chefe de gabinete da história da Casa Branca. Enquanto membro do Partido Republicano, em 1978 foi eleito pelo estado do Wyoming para a Câmara dos Representantes. Desempenhou diversos cargos importantes no partido, assim como no congresso, tendo, nomeadamente, sido vice-presidente do Comité de Investigação do escândalo Irão-Contra.
Esteve no congresso até 1989, ano em que foi nomeado secretário de Estado da Defesa, no governo liderado pelo presidente George Bush, cargo que ocupou até janeiro de 1993. Durante este período comandou as operações militares norte-americanas no Panamá e no Médio Oriente, nomeadamente a Tempestade no Deserto, na Primeira Guerra do Golfo. Em 1991 recebeu a medalha presidencial da Liberdade pelo seu contributo para a defesa da América.
Posteriormente, deixou a carreira de político e passou a trabalhar numa empresa do setor energético.
No início do ano 2001 voltou à política e foi eleito vice-presidente dos Estados Unidos da América, na eleição presidencial que deu a vitória a George W. Bush. Em 2003, Cheney surgiu envolvido numa polémica porque a empresa onde havia trabalhado foi uma das escolhidas para participar na reconstrução do Iraque. Apesar dessa polémica, em 2004 foi reeleito vice-presidente, de novo acompanhando o presidente George W. Bush. Em 2006 surgiu envolvido em mais um caso polémico ao atingir inadvertidamente a tiro um parceiro de caça.
Juntamente com Donald Rumsfeld, outro político norte-americano, fundou em 1997 o Projeto para o Novo Século Americano, um grupo de reflexão que visa promover a liderança global da América.
Como referenciar: Dick Cheney in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-04 09:41:02]. Disponível na Internet: