Dietrich Buxtehude

Compositor e organista alemão, Dietrich Buxtehude nasceu 1637, provavelmente em Oldesloe, no ducado de Holstein, a norte da Alemanha, ou em Helsingborg (atualmente Hälsingborg), na Suécia, localidades essas que estavam na altura sob o governo dinamarquês.
Descendente de uma família dinamarquesa, Dietrich Buxtehude estudou provavelmente na Lateinschule, em Helsingør (Dinarmarca), e adquiriu formação musical pela influência do pai, o organista Hans Jensen Buxtehude.
Por volta de 1657, foi organista numa igreja onde o pai também já tinha sido organista, em Helsingborg, na região da Escânia (Skåne), atualmente Hälsingborg, na Suécia. Em 1660, regressou a Helsingør, como organista de uma comunidade de língua alemã. A 5 de novembro de 1667, faleceu Franz Tunder, o organista da Igreja de Santa Maria (Marienkirche), em Lübeck (Alemanha), cargo que veio a ser ocupado por Buxtehude, em 1668, e no qual permaneceu até à data da sua morte. Nessa altura, para além de ser organista, acumulava também a função de Werkmeister, que compreendia as tarefas de secretário, tesoureiro e agente administrativo daquela igreja.
Em 1673, criou a famosa Abendmusik ("música do anoitecer"), que consistia numa série de grandes concertos de música sacra, que se realizavam aos domingos durante a época natalícia, tradição que se manteve até ao século XIX. A reputação desses concertos despertou o interesse de J. S. Bach que, querendo conhecer melhor a música de Buxtehude, terá percorrido, em 1705, cerca de 320 km, a pé, de Arnstadt a Lübeck, na altura, um dos principais centros de música alemã para órgão.
Buxtehude compôs perto de 100 peças para igreja, entre as quais se contam diversas cantatas, vinte sonatas para cordas e diversas obras para órgão e cravo.
Dietrich Buxtehude faleceu a 7 de maio de 1707, em Lübeck, na Alemanha.
Como referenciar: Dietrich Buxtehude in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 20:51:54]. Disponível na Internet: