dinâmica (física)

A dinâmica constitui um ramo da mecânica que estuda o movimento dos corpos produzidos por ação de forças.
É uma das áreas da física mais bem fundamentada e de resultados claros e intuitivos quando aplicada a corpos rígidos.
Tem como grandezas fundamentais os intervalos de tempo, as distâncias e as massas.
Fundamenta-se nas leis da dinâmica de corpos rígidos, também conhecidas por leis de Newton: princípio da inércia ou primeira lei de Newton (um corpo não pode alterar o seu estado de repouso ou movimento sem a intervenção de uma força), lei fundamental da dinâmica ou segunda lei de Newton (uma força aplicada a um corpo é diretamente proporcional à aceleração adquirida por esse corpo) e lei da ação-reação ou terceira lei de Newton (as ações mútuas de dois corpos são iguais e opostas).
A partir destas leis estabelecem-se as equações que permitem determinar a posição e a velocidade de um corpo em cada instante, e deduzem-se as diferentes leis da mecânica newtoniana, que a experiência confirma para velocidades não muito elevadas.
Para corpos que possuem velocidades próximas da velocidade da luz, a mecânica newtoniana conduz a resultados que entram em contradição com as observações experimentais, o que levou o físico alemão Albert Einstein (1879-1955) a criar uma nova mecânica, a mecânica relativista, que se baseia em princípios completamente diferentes.
Como referenciar: dinâmica (física) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-14 13:53:45]. Disponível na Internet: