Artigos de apoio

dióxido de azoto
O dióxido de azoto, cuja fórmula molecular é NO2, consiste, à temperatura normal, num líquido muito volátil amarelo-escuro, ou num gás vermelho-escuro, de odor irritante e solúvel na água.
O dióxido de azoto é usado na preparação de misturas-padrão utilizadas no controlo de gás de combustão. É igualmente utilizado como agente de oxidação no laboratório.
O aço e o aço inoxidável são geralmente utilizados para a armazenagem do dióxido de azoto.
O dióxido de azoto não é inflamável, no entanto, é um produto comburente que pode ativar combustões e reage vivamente com certos compostos.
O dióxido de azoto provoca perturbações respiratórias cuja gravidade depende da concentração existente no ar e do estado do indivíduo exposto. Concentrações elevadas podem originar uma morte por asfixia. Concentrações médias originam edema agudo do pulmão que pode manifestar-se após um intervalo de exposição ao produto mais ou menos longo. Em percentagens baixas observa-se uma irritação ocular e respiratória.
O contacto cutâneo com os produtos líquidos pode provocar lesões cáusticas.
Como referenciar: dióxido de azoto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-05-30 02:33:55]. Disponível na Internet: