DirectX

De um modo sintético, o DirectX é uma tecnologia Windows, desenvolvida pela Microsoft, que permite a obtenção de grandes performances a nível de gráficos, áudio e vídeo, sempre que se corre um jogo ou um vídeo no PC.
No cerne do DirectX estão as suas APIs - Aplication Programming Interfaces. Estas APIs, como interfaces que são, fazem uma ponte entre o hardware e o software para que estes possam comunicar.
Sem esta plataforma, a criação de software seria muito mais trabalhosa. Imagine-se um simples jogo de computador que recorre às funcionalidades específicas de cada placa gráfica. Sem o DirectX, os programadores desse jogo teriam que escrever o código para o hardware específico de cada placa gráfica. Para além das placas gráficas, existem outras componentes de hardware para as quais também se teria que escrever, o código específico. Com a introdução do DirectX, os programadores apenas têm que escrever o código para o DirectX e este encarrega-se, posteriormente, de fornecer instruções às diferentes peças de hardware, de acordo as suas especificidades eletrónicas.
Esta tecnologia proporciona, às aplicações multimédia, o acesso às funcionalidades avançadas disponibilizadas pelas peças de hardware de grande performance, tais como os chips de aceleração gráfica a três dimensões (3D) e placas de som. As APIs do DirectX controlam funcionalidades de baixo nível, incluindo a aceleração gráfica de duas dimensões (2D), suportam a utilização de dispositivos de entrada como joysticks, teclados e ratos, controlam a saída de áudio e a mistura de som.
O surgimento do DirectX possibilitou um aumento significativo da qualidade das performances, no computador, ao nível de gráficos tridimensionais e em termos musicais e efeitos sonoplásticos. A instalação do DirectX num PC é muito fácil. A distribuição deste software é gratuita e pode ser obtido diretamente a partir do site da Microsoft ou através de CD-ROMs distribuídos por muitas publicações.
Como referenciar: DirectX in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 04:59:23]. Disponível na Internet: