diretoria (informática)

Tipo especial de ficheiro utilizado para arquivar vários ficheiros. Também conhecida por diretório ou mesmo pela palavra inglesa directory, uma diretoria pode, para além de conter ficheiros, conter outras diretorias que por definição se intitulam subdiretorias.
Um sistema informático é constituído por uma estrutura organizada e hierárquica de diretorias e ficheiros. É comum comparar-se esta estrutura a uma árvore invertida pois, ao contrário das árvores, estas estruturas crescem de cima para baixo. A diretoria do topo é chamada diretoria raiz ou root directory e, por baixo desta, podem existir outras que poderão derivar em muitas mais, criando assim a ramificação da árvore.
A principal função de uma diretoria é a de organizar a informação existente. A necessidade de arquivar ficheiros relacionados entre si ou pertencendo a um determinado assunto num único local e isolado de outros ficheiros leva à criação de uma diretoria à qual se atribui um título que identifique facilmente o seu conteúdo.
Com o aparecimento dos interfaces gráficos proporcionados pelos sistemas operativos Windows e Macintosh, o termo diretoria começou a ser substituído pelo termo pasta ou pelo termo inglês folder. Contudo, todos estes termos identificam o mesmo objeto.
Como referenciar: diretoria (informática) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-01 00:04:57]. Disponível na Internet: