disco rígido

Dispositivo de armazenamento de alta capacidade, é essencial para o funcionamento do computador - é no disco rígido que se encontram os programas necessários para o seu funcionamento: sistema operativo e aplicações diversas.
Um disco rígido é formado por uma série de superfícies magnéticas que se encontram seladas numa caixa e a leitura da informação é feita através de cabeças de leitura e escrita ligadas a um motor.
Com os avanços da tecnologia e os cada vez maiores requisitos de armazenamento de dados dos sistemas informáticos modernos, a capacidade de armazenamento dos discos rígidos é alvo de contínua otimização; se nos primeiros computadores pessoais a dispor deste tipo de armazenamento um disco um com capacidade para guardar 20 megabytes de dados era considerado enorme, durante a década de 1990 tornaram-se comuns as unidades capazes de armazenarem mais de um gigabyte.
Em 2005, o disco rígido com menor capacidade a ser fabricado permite guardar 40 gigabytes, ao passo que o maior comercializado atinge aproximadamente meio terabyte (ou 500 gigabytes).
Como referenciar: disco rígido in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-29 11:12:22]. Disponível na Internet: