dólar da Nova Zelândia

O dólar neozelandês é a moeda oficial da Nova Zelândia e tem por símbolo $ e por código NZD. O dólar, também conhecido informalmente por “kiwi”, é divisível em 100 cêntimos. O dinheiro é emitido pelo Banco da Reserva da Nova Zelândia.
Foram lançadas moedas de 10, 20 e 50 cêntimos e de 1 e 2 dólares e notas de 5, 10, 20, 50 e 100 dólares.
As primeiras moedas de dólar neozelandês traziam todas a efígie da Rainha Isabel II de Inglaterra, mas posteriormente foram substituídas por outras ilustradas com temas mais diretamente ligados à própria Nova Zelândia, nomeadamente o navio comandado pelo capitão Cook, aves locais e máscaras maori. Tal como as moedas, todas as notas, desde o início, traziam um retrato da rainha Isabel II na face, enquanto no verso surgiam imagens de pássaros locais. Em 1992 foram introduzidas novas notas e só numa delas, a de 20 dólares, continuou a vir o retrato da soberana inglesa na face. Nas outras, surgiam imagens de personalidades da história da Nova Zelândia, como o montanhista Edmund Hillary, a ativista feminista Kate Sheppard, o político maori Apirana Ngata e o Nobel da Química Lord Rutherford of Nelson. No verso, mantiveram a temática das aves locais.
A Nova Zelândia, descoberta em 1642, apenas começou a ser colonizada no século XIX, altura em que apareceram as primeiras moedas nas ilhas. Em 1850 a libra esterlina britânica foi designada como moeda oficial da Nova Zelândia. No entanto, devido à escassez de moedas, começaram a circular fichas feitas por comerciantes privados que substituíram o dinheiro oficial. Esta prática foi bastante corrente até cerca de 1880 e depois caiu em desuso. Até 1933 circularam na colónia moedas britânicas e australianas, mas, naquele ano, foram lançadas as primeiras moedas próprias neozelandesas. A libra neozelandesa adotou um valor igual à da esterlina e, a partir de fevereiro 1935, esta última deixou de ser válida no território.
Em 1967, o dólar da Nova Zelândia substituiu a libra local. Um dólar valia na altura meia libra.
O dólar veio a tornar-se numa das dez moedas mais transacionadas do mundo.
O dólar da Nova Zelândia também é usado de forma oficial em Niue, Tokelau, ilhas Pitcairn, Ilhas Cook e no departamento de Ross.
Como referenciar: dólar da Nova Zelândia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-06 00:12:15]. Disponível na Internet: