Dólmen da Casa da Orca
O Dólmen da Casa da Orca é um monumento funerário situado na freguesia de Cortiçô, concelho de Fornos de Algodres. Nesta região da Beira Alta, existe um elevado número e diversidade tipológica deste tipo de monumentos de pedra, os megálitos. Construídos por comunidades essencialmente agrícolas e pastoris, este tipo de monumento exerceu, acima de tudo, uma função tumular. Crê-se, contudo, que acumulasse igualmente funções de local de culto ou mesmo de demarcação territorial.
O Dólmen da Casa da Orca é constituído por um câmara funerária de 9 esteios de planta poligonal (3,90 m de largura, 3,20 m de comprimento e 3 m de altura) e corredor diferenciado (4,80 m de comprimento e 2 m de altura) com átrio de entrada. Apresenta três curiosos esteios com pinturas a vermelho e laje de cobertura com diversas insculturas na superfície exterior.
As escavações aí processadas, para além de todo o espólio reunido - artefactos de pedra, pontas de seta e vasos cerâmicos - revelou um "ídolo" de pedra de configuração antropomórfica.
O monumento, pelas suas características arquitetónicas, pictóricas e de espólio exumado, data do primeiro quartel do IV milénio a. C.
-
Beira AltaAntiga província portuguesa, formalmente estabelecida pela reforma administrativa de 1936 e extingui...
-
Fornos de AlgodresAspetos Geográficos O concelho de Fornos de Algodres, do distrito da Guarda, localiza-se na região C...
-
Palácio FronteiraSituado no Largo de S. Domingos de Benfica, em Lisboa, o palácio dos marqueses de Fronteira revela t
-
Museu HidroelétricoSituado em Fafe, na antiga Central Hidroelétrica de Santa Rita (1914) que abastecia o noroeste do pa
-
Palácio e Igreja dos FreiresPróximo do Castelo de Avis, na zona nascente da vila alentejana, localiza-se o Convento e Igreja de
-
Solar dos PinheirosDesignação dada localmente ao Paço dos Duques de Bragança barcelense. O nome provém da família dos P
-
Igreja do PópuloNa área da Praça do Conde de Agrolongo, em Braga, situa-se a grandiosa Igreja do Pópulo, edifício re
-
Livraria LelloA Livraria Lello surgiu em outubro de 1930, no Porto, quando foi mudada a designação da Livraria Int
-
Museu Nacional Soares dos ReisEstá situado no Porto, no Palácio das Carrancas de finais do século XVIII, que foi transformado em m
-
Mosteiro dos JerónimosUm dos mais belos e imponentes monumentos da arquitetura manuelina, consagrado a Santa Maria de Belé