Donald Barthelme

Escritor norte-americano, Donald Barthelme nasceu em 1931, em Filadélfia. Filho de um arquiteto progressista, terá encontrado na biblioteca deste a resolução de se tornar escritor, quando contava apenas dez anos de idade. Envolveu-se depois na feitura do jornal paroquial local. Ingressou na Universidade de Houston no princípio da década de 50, continuando as suas relações com o jornalismo.
Com a irrupção da Guerra da Coreia, que o obrigou a interromper os estudos, passou cerca de dois anos no exército, sem que, no entanto, chegasse a ter batismo de fogo. Regressando a Houston, conheceu Maurice Natanson, um professor de Filosofia, que teria tido considerável influência na mentalidade do autor e do qual se tornaria grande amigo. Conseguiu arranjar trabalho escrevendo discursos para o presidente da universidade, editando o boletim da sua faculdade. Fundou um jornal literário estudantil enquanto se dedicava à Filosofia.
Abandonou a universidade sem ter conseguido um diploma e, depois de uma série de trabalhos precários, foi admitido no conselho diretivo do Museu de Artes Contemporâneas de Houston, onde ascenderia rapidamente ao cargo de diretor. Em 1962 mudou-se para Nova Iorque e, no ano seguinte, publicaria o primeiro de muitos contos que viria a publicar na imprensa, L'Lapse. O facto de ser ter casado e divorciado duas vezes, e tido uma filha, influenciou a sua obra ao ponto de vir a dedicar bastantes trabalhos ao tema da problemática da vida familiar e da paternidade. Escreveu quatro romances, Snow White, The Dead Father, Paradise e The King, e mais de uma centena de contos, bem como ensaios e, com a ajuda da filha, um livro infantil, The Slightly Irregular Fire Engine, que lhe valeria o National Award for Children's Literature, em 1972.
Foi diretor de associações de escritores como a PEN e a Author's Guild, membro da American Academy and Institute of Arts and Letters, e recebeu um National Book Award.
Veio a falecer, vítima de cancro, em julho de 1989.

Como referenciar: Donald Barthelme in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-24 14:48:50]. Disponível na Internet: