Donald Davidson

Filósofo americano, de nome completo Donald Herbert Davidson, nascido em 1917 e falecido em 2003. Estudou Inglês, Literatura Comparada e Estudos Clássicos em Harvard. Licenciou-se depois em Filosofia, pela Universidade de Harvard.
Apesar de Donald Davidson ter escrito sobre um vasto número de assuntos de conteúdo filosófico, o seu nome é também conhecido na Linguística, pelo seu trabalho em filosofia da linguagem, mais especificamente em teoria semântica, nos finais da década de sessenta e inícios da década de setenta, com os títulos Truth and Meaning (1967), True to the Facts (1969), Mental Events (1970), Thought and Talk (1975).
Davidson abordou o problema do significado através do conceito de verdade, ou seja, a estrutura básica para qualquer teoria do significado passa por uma teoria formal da verdade. Davidson apresentou uma teoria semântica baseada na lógica formal um pouco na linha da proposta de Richard Montague, embora com um modelo de condições de verdade mais compreensíveis para os linguistas, conseguindo assim uma melhor receção do que a inicialmente conseguida por Montague.
Como referenciar: Donald Davidson in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-19 17:37:57]. Disponível na Internet: