Donald Trump

Empresário e milionário norte-americano, Donald John Trump nasceu a 14 de junho de 1946, em Nova Iorque. Filho de um magnata do ramo imobiliário, começou a trabalhar ainda novo com o pai e desde logo revelou vocação para lidar com dinheiro.

Depois de completar os estudos numa academia militar, inscreveu-se em estudos financeiros numa universidade da Pensilvânia, onde se licenciou em 1968. Disposto a fazer fortuna, aproveitando os conhecimentos que adquiriu na universidade e ao trabalhar com o pai, Donald deixou Queens, onde vivia, e mudou-se para Manhattan, ambos bairros de Nova Iorque. Mesmo sem ter dinheiro suficiente, conseguiu inscrever-se num clube de ricos em Nova Iorque, tendo para tal usado o seu poder de negociação. Aí integrado, iniciou uma série de contactos que lhe permitiram conseguir diversos negócios bastante lucrativos.

Começou uma bem sucedida carreira imobiliária a recuperar velhos edifícios para depois ter lucros com eles ao comprar, em 1975, um hotel decadente que transformou numa unidade moderna. Na década de 1980 tornou-se proprietário de edifícios como a Trump Tower, na 5.ª Avenida de Nova Iorque, o Trump Parc, o Plaza Hotel e o New Jersey Generals. Estendeu ainda os seus negócios ao mundo dos casinos em Atlantic City e Nova Jérsia e ao ramo dos transportes através da companhia aérea Trump Shuttle.

Em 1987 lançou a autobiografia The Art of Deal (a arte de negociar), seguindo-se três anos depois uma outra, Surviving at the Top (aguentar por cima). Ironicamente, em 1990 o seu império entrou em situação de bancarrota porque Donald Trump não conseguiu pagar à banca uma dívida acumulada de dois biliões de dólares. Nesse mesmo ano, terminou o seu casamento com Ivana Trump, tendo ficado desfeito um dos casais mais mediáticos da alta sociedade americana.

Em finais da década de 1990 conseguiu recuperar a fortuna e resolveu contar a sua história no livro The Art of the Comeback (a arte de regressar), naquela que era já a sua terceira autobiografia.

Donald Trump dedicou-se, entretanto, ao mundo do espetáculo e tornou-se produtor do concurso Miss America e, mais tarde, do Miss Universo. Paralelamente, participou em diversas séries de televisão e filmes representando-se a si próprio, como aconteceu em O Principe de Bel Air (1996) e Sozinho em Casa 2 (1992).

Em 1999 anunciou a intenção de candidatar-se a Presidente dos Estados Unidos da América nas eleições de 2000, mas acabou por não avançar com a decisão.

Em 2004 tornou-se líder de um concurso televisivo de sucesso chamado "The Apprentice", que consistiu numa série de 15 episódios em que as aptidões de 16 candidatos eram avaliadas por Donald Trump mediante a realização de provas. Os concorrentes iam sendo eliminados e o último, como prémio, era contratado por Trump para administrar um dos seus empreendimentos.

A sua pretensão política é renovada com o anúncio, em 2015, da candidatura à presidência americana nas eleições de 2016, como representante do Partido Republicano. Após uma longa disputa pelos votos com Hillary Clinton, Trump vê confirmada a vitória nas urnas a 9 de novembro de 2016, tornando-se o 45.º presidente dos Estados Unidos da América.

 
Como referenciar: Porto Editora – Donald Trump na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-27 06:08:45]. Disponível em