Donas de Casa Desesperadas

Série de televisão norte-americana criada por Marc Cherry em 2004, Desperate Housewives foi interpretada por Teri Hatcher, Felicity Huffman, Marcia Cross, Eva Longoria, Nicolette Sheridan, James Denton, Andrea Bowen e Cody Kasch, entre outros. A primeira temporada, composta por 23 episódios de 45 minutos cada, estreou no canal ABC a 3 de outubro de 2004, chegando a Portugal a 22 de maio de 2005 exibida pela SIC.
Inspirada no estilo das telenovelas americanas, a série combina elementos dramáticos e de comédia negra com diversos mistérios. Passada em Wisteria Lane, artéria da cidade ficcional Fairview, a história acompanha a vida de quatro donas de casa na faixa etária dos 40 após o misterioso suicídio de uma das suas amigas, Mary Alice Young (Brenda Strong), que se torna a narradora da série. A morte de Mary Alice deixou muitos enigmas que envolvem o seu marido Paul (Mark Moses), o seu filho Zack (Cody Kasch) e um baú de brinquedos. As suas amigas íntimas são Susan Mayer (Teri Hatcher), Lynette Scavo (Felicity Huffman), Gabrielle Solis (Eva Longoria) e Bree Van De Kamp (Marcia Cross). Susan é uma atraente mãe divorciada que começa a namorar com Mike Delfino (James Denton), um canalizador viúvo cujo passado esconde muitos segredos. Lynette é uma ex-empresária de sucesso que abandonou a profissão para se dedicar à família composta por quatro filhos malcomportados e um marido adúltero (Doug Savant). Gabrielle é uma mulher negligenciada pelo marido, Carlos (Ricardo Chavira), com quem casou por interesse, que enceta uma relação amorosa com o seu jardineiro adolescente (Jesse Metcalfe). Bree é uma mulher conservadora e muito rigorosa que se vê confrontada com filhos egoístas e um marido, Rex (Steven Culp), depressivo. Existem ainda outras personagens como Edie Britt (Nicolette Sheridan), uma sedutora agente imobiliária divorciada que tenta conquistar Mike Delfino, entre outras. A história vai desvendando os segredos que se escondem por trás das portas destas famílias e das suas relações.
A série alcançou enorme sucesso e venceu inúmeros prémios, entre os quais se destacam os Globos de Ouro de Melhor Série de Musical ou Comédia (em 2005 e 2006) e de Melhor Atriz em Série de Musical ou Comédia (Teri Hatcher, em 2005).
A segunda temporada estreou a 25 de setembro de 2005, chegando a Portugal no ano seguinte.
Como referenciar: Donas de Casa Desesperadas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-12 04:05:05]. Disponível na Internet: