dot pitch

Muitos monitores são publicitados com a especificação do seu dot pitch, usualmente entre os 0,25 e os 0,40 milímetros. Embora nem sempre seja mencionada, a unidade relacionada com esta medida é o milímetro.
O pixel é o menor elemento de uma imagem de vídeo, contudo não é o menor elemento do ecrã de um monitor. Cada pixel, num monitor policromático, é composto por três cores separadas. O pixel é constituído por pequenos elementos vermelhos, verdes e azuis de fósforo, chamados dots, que estão na superfície de um ecrã CRT (Cathode-Ray Tube).
O termo dot é usado para referir as pequenas partículas que compõem o pixel e constroem a imagem apresentada no ecrã.
O dot pitch representa a distância entre conjuntos de dots (pontos) vermelhos, verdes e azuis adjacentes. O dot pitch de um monitor indica a espessura dos dots que fazem a imagem. Quanto menor for esta medida, maior o detalhe e a nitidez da imagem. Desta forma, ao olhar para dois monitores de 15" em que um tem um dot pitch de 0,25 e outro de 0,32 milímetros, facilmente se constata que o primeiro oferecerá uma imagem de melhor qualidade.
A análise do dot pitch deve ser um dos pressupostos tidos em conta aquando da escolha de um monitor de qualidade, sabendo que quanto menor melhor.
Como referenciar: Porto Editora – dot pitch na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-21 08:55:48]. Disponível em