Douglas Noel Adams

Escritor inglês, Douglas Noel Adams nasceu em Cambridge a 11 de março de 1952. Estudou na Brentwood School, em Essex, antes de regressar à sua terra natal para ingressar no ensino universitário do St. John's College onde, em 1974, obteve o seu bacharelato e, mais tarde, a licenciatura, em Literatura Inglesa. Passou depois a trabalhar como escritor de rádio e televisão.
Em 1971, enquanto viajava à boleia pela Áustria com um guia turístico emprestado, e nunca devolvido, deitou-se num campo algures em Innsbruck, incapaz de se manter de pé à força de muita cerveja e pouca comida. Não sabendo falar alemão, procurou deitado a informação de que necessitava no guia, olhando as estrelas. Assim lhe teria ocorrido a ideia de criar um guia turístico estelar.
Estreado nas emissões radiofónicas da BBC, em março de 1978, The Hitch Hiker's Guide To The Galaxy (O Guia da Galáxia Para Quem Anda à Boleia) constituiu um sucesso imediato. Douglas Adams decidiu então publicar os argumentos no formato de livro, no ano seguinte. The Hitch Hiker's Guide To The Galaxy (1979, O Guia da Galáxia Para Quem Anda à Boleia) conta a satírica história de um extraterrestre, Ford Prefect, e de um terráqueo, Arthur Dent, vagueando através do Universo após a destruição do planeta Terra, expropriado por uma entidade intergaláctica, para a construção de uma nova via espacial.
Douglas Adams continuou o sucesso com The Restaurant At The End Of The Universe (1980, O Restaurante Nos Confins do Universo), Life, The Universe, And Everything (1982, A Vida, o Universo, e Tudo o Mais), So Long And Thanks For All The Fish (1984, Adeuzinho, e Obrigado Pelo Peixe) e Mostly Harmless (1992, Quase Sempre Inofensivo), formando o que o autor chamou "uma trilogia em quatro partes".
Apaixonado pela informática, foi um dos pioneiros da Internet, chegando mesmo a criar jogos de computador.
Faleceu repentinamente na manhã de 11 de maio de 2001, em consequência de um ataque cardíaco, aos quarenta e nove anos de idade.
Como referenciar: Douglas Noel Adams in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-13 19:57:57]. Disponível na Internet: