download

Substantivo inglês que está intimamente ligado ao processo de transferência de ficheiros. Entende-se por download o processo de copiar dados, normalmente um ficheiro completo, de uma fonte principal para um dispositivo periférico.
O termo download é frequentemente usado para descrever o processo de copiar / transferir um ou mais ficheiros de um servidor Internet ou BBS (Bulletin Board Service) para um computador pessoal. Este termo pode também ser utilizado para referir a cópia de um ficheiro presente num servidor de ficheiros para um computador cliente dentro da mesma rede ou para descrever o processo de carregar um tipo de letra (fonte) para uma impressora laser. Neste caso, a fonte é copiada do disco de um computador para a memória da impressora e é chamada soft font, enquanto que as que estão permanentemente na memória da impressora são chamadas hard fonts.
O processo inverso ao download chama-se upload.
Como referenciar: download in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-17 06:01:04]. Disponível na Internet: