Drulovic

Futebolista internacional jugoslavo, Ljubinko Drulovic nasceu a 11 de setembro de 1968, em Nova Varos.
O jogador, que atua como extremo-esquerdo, começou a carreira na Jugoslávia, mas aos 24 anos tentou a sorte no estrangeiro. Assinou contrato com um clube modesto português, o Gil Vicente, de Barcelos. Destacou-se logo no clube minhoto e na época de estreia, em 1992/1993, fez 32 jogos e marcou dez golos. Na temporada seguinte, continuou a protagonizar boas exibições e chamou a atenção de clubes mais poderosos. Assim, a meio da época, o Futebol Clube do Porto foi buscar Drulovic ao Gil Vicente, onde em doze jogos o avançado jugoslavo tinha marcado sete golos. Adaptou-se bem à equipa das Antas e afirmou-se como titular logo desde o início e fez 11 golos em 21 jogos.
Na temporada seguinte, 1994/95, Drulovic sagrou-se pela primeira vez campeão nacional, tendo contribuído com cinco golos em 23 jogos pelo FC Porto. Foi o primeiro de cinco títulos consecutivos conquistados pelo clube do Porto (um feito inédito em Portugal) e sempre com a participação de Drulovic. Nas Antas também venceu quatro Taças de Portugal.
O extremo-esquerdo, para além de marcar golos regularmente, também se caracterizou ao longo da sua carreira por dar assistências para os outros jogadores, ou seja, fazer passes que acabam por resultar em golo.
Essa característica notou-se principalmente a partir da temporada 1996/1997 que coincidiu com a chegada do goleador brasileiro Mário Jardel ao FC Porto. Este avançado foi o melhor marcador do campeonato português durante quatro anos consecutivos e contou com a ajuda de Drulovic que, entretanto, passou a marcar menos golos.
Durante este período áureo do FC Porto, Drulovic foi chamado regularmente à seleção da Jugoslávia, a qual representou no Mundial de 1998, disputado em França. A Jugoslávia foi eliminada pela Holanda nos oitavos de final da prova. Drulovic, apesar de nem sempre ser titular pela equipa do seu país, foi internacional mais de trinta vezes.
Na temporada 2001/2002, ao fim de quase oito anos nas Antas, Drulovic trocou o FC Porto pelo Benfica, já que não chegou a acordo para renovar contrato com o clube das Antas. Mas em Lisboa nem tudo correu pelo melhor para o futebolista jugoslavo, já que apesar de ter feito 31 jogos e cinco golos, a sua nova equipa não passou do quarto lugar no campeonato.
Em 2003, Drulovic assinou pelo Partizan de Belgrado, clube que passou a representar na época 2003/04.
Como referenciar: Porto Editora – Drulovic na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-29 12:49:02]. Disponível em