DVD

Sigla da expressão inglesa digital video disc, também denominado de digital versatile disc. O DVD-ROM atinge taxas de transferência muito superiores às do CD-ROM.
A maior capacidade de armazenamento de informação torna este disco um dos meios privilegiados para utilização multimédia, aplicações informáticas e jogos (DVD-ROM).
O DVD standard suporta 4,7 GB de dados (um lado e uma camada), 7 vezes a capacidade de um CD-ROM, 8,5 GB (um lado e duas camadas) e 17 GB (dois lados e duas camadas). O DVD, no seu formato vídeo (DVD-Video), num só lado tem a capacidade de 2 horas e 13 minutos (uma camada) ou 4 horas (duas camadas).
Os dados podem ser armazenados através do formato DVD+R ou DVD-R, duas normas técnicas idênticas que permanecem igualmente populares. No entanto, e embora supostamente todos os leitores de DVD sejam capazes de ler os dois formatos, o DVD-R demonstrou maiores níveis de compatibilidade em testes realizados por entidades independentes.
O tipo de suporte oferecido pelo DVD é representado pelas letras "R", "RW" e "DL", iniciais dos termos, em inglês, "Recordable" (gravável), "ReWritable" (regravável) e "Double Layer" (dupla camada).

Como referenciar: DVD in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 01:10:09]. Disponível na Internet: