EBay

Site comercial conhecido como a maior sala de leilões virtual da Internet. O seu endereço base é http://www.ebay.com mas conta já com vários sites de carácter nacional distribuídos por diferentes países.

Esta forma de comércio, ainda que não sendo nova fora do âmbito eletrónico, rapidamente se tornou numa das mais procuradas quer por compradores quer por vendedores visto proporcionar as possibilidades que se podem esperar de um leilão convencional, abertas a um universo planetário.
Um comprador tem acesso a todo o tipo de artigos podendo, nomeadamente, aperceber-se do valor real de mercado de um determinado artigo assim como do seu nível de procura.

Este site possibilita um sistema chamado "proxy bidding" que consiste em, ao contrário de um leilão convencional, poder estabelecer à partida um valor máximo de licitação encarregando-se depois o sistema de licitar em nome desse utilizador até ao limite estipulado.

Existem espalhados por todo o globo sites de carácter regional ou internacional com equivalência funcional ao eBay, mas nenhum goza da popularidade ou dimensão deste.

Mais do que um site comercial, é um local de culto para entusiastas de várias áreas, nomeadamente antiguidades e artigos colecionáveis.
Como referenciar: EBay in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-18 05:47:44]. Disponível na Internet: