Ebenáceas

Família de plantas dicotiledóneas distribuída por três géneros e cerca de 500 espécies. As plantas desta família são árvores ou arbustos.
As Ebenáceas (Ebenaceae) distribuem-se pelas regiões tropicais, podendo encontrar-se em zonas temperadas. O maior género de Ebenáceas, o Diospyros, que inclui cerca de 450 espécies, distribui-se principalmente por Madagáscar, África e América, tal como o género Euclea, podendo ainda encontrar-se na Ásia. O género Lissocarpa encontra-se na América do Sul.
As folhas das plantas desta família são geralmente inteiras, alternas, simples e sem estípulas. Apresentam, frequentemente, glândulas nectíferas na superfície abaxial. As espécies de Ebenáceas são dioicas.
As inflorescências são axiais e, por vezes, estão reduzidas a uma só flor. As flores são, geralmente, unissexuais, actinomorfas. O cálice é constituído por três a sete sépalas soldadas na base e que persiste no fruto. A corola possui três a sete pétalas soldadas. O androceu tem três ou mais estames e o gineceu é, normalmente, formado por três a oito carpelos unidos. O ovário é súpero, com um ou dois óvulos por lóculo.
O fruto, carnudo, é, normalmente, uma baga.
Várias espécies do género Diospyros produzem frutos comestíveis. Outros géneros de Ebenáceas são importantes como fonte de madeiras preciosas, em geral muito duras, negras ou não, de grão fino, designadas geralmente como madeiras de ébano.
Como referenciar: Ebenáceas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-24 11:19:59]. Disponível na Internet: