Artigos de apoio

Écloga Montano

A Écloga Montano, dirigida a João Rodrigues de Sá de Meneses, apresenta um diálogo entre os pastores Montano e Silvestre.

Personagens: Montano e Silvestre (pastores).

Argumento: O pastor Montano evidencia um perfil psicológico redutor face à vida em sociedade, aproximando-se do Gil da Écloga Basto. Isolado do mundo, Montano critica a inveja, o despotismo, a falta de verdade e a injustiça. Silvestre apresenta semelhanças com a personagem Bieito da écloga anteriormente referida, aceitando a vida tal como ela é. O pastor Montano acredita unicamente na justiça divina, afirmando que "a vingança divinal /tarde ou cedo aparece".
Os temas são semelhantes aos da Écloga Basto, nomeadamente no que se refere ao desconcerto do mundo e às dicotomias hipocrisia /verdade, condenado/ justo, maus/ bons, injustiça/ justiça, como se comprova pelo excerto "o que vive mais errado/ nesta vida emprestada/ esse tem maior soldada.".
Como referenciar: Écloga Montano in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-07-22 13:58:50]. Disponível na Internet: