A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura1 min

economia do lado da oferta
favoritos

Corrente económica surgida na década de 70 do século XX cujo alvo de análise foi o efeito de diminuições da carga fiscal em variáveis macroeconómicas fundamentais como a produtividade, o nível de emprego, a inflação, a produção e o rendimento.
Segundo a visão da Economia do lado da Oferta, a diminuição dos impostos, sem que tenha de haver necessariamente cortes na Despesa Pública, provoca crescimento económico, na medida em que permite às empresas e outros agentes da Oferta investir a poupança fiscal que obtêm e, por conseguinte, criar mais empregos, aumentar a produtividade e gerar mais lucros. Neste contexto e segundo esta visão, apesar da diminuição das taxas de imposto, torna-se possível o aumento das receitas fiscais totais. São normalmente vistos como principais representantes desta visão, sendo a sua posição no contexto da teoria económica por vezes desvalorizada pela corrente dominante, os economistas Robert Mundell, Arthur Laffer e Paul Craig Roberts e o jornalista Robert Bartley.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
economia do lado da oferta na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$economia-do-lado-da-oferta [visualizado em 2026-06-06 12:18:25].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre