Artigos de apoio

Edouard Boubat
Fotógrafo francês, Edouard Boubat nasceu em 1923, em Paris. Começou a despertar para a fotografia depois da Segunda Guerra Mundial, por volta de 1946. Iniciou os seus estudos na área da fotografia na capita francesa, onde também começou a trabalhar num estúdio fotográfico.
A nível profissional, tudo se iniciou em 1951, ao participar numa exposição coletiva na livraria La Hune. É neste âmbito que entra em contacto com o diretor da revista Réalités, passando a partir de então a colaborar regularmente com esta publicação como fotojornalista, um pouco por todo o Mundo. E é aqui que se inicia uma vida de viagens por diversos países dos vários cantos do planeta, na busca do registo mágico do momento, sempre atento ao contexto humano e ambiental.
Em 1967 começa a trabalhar como freelancer, colaborando também na agência Top Rapho.
Ao longo da sua vida, Boubat pôde viajar e contactar com as mais diversas realidades do planeta, permitindo que manifestasse o seu talento único nas fotografias que tirava, quer se tratassem de retratos, paisagens ou de fotojornalismo - todas manifestações de poesia, amor e beleza . Daí que há quem diga que, mais do que tudo, as fotos de Boubat são uma celebração da vida.
Boubat tinha a capacidade única de registar instantes únicos e mágicos, momentos que só podem ser capturados intemporalmente pelo olhar único dos verdadeiros mestres.
Ao longo da vida foi distinguido com vários prémios: Grand Prix du Livre (1977), Grand Prix National de la Photographie (1984) e Grand Prix de la Fondation Hasselblad (1988).
Edouard Boubat morreu em 1999.

Como referenciar: Edouard Boubat in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-08-23 01:31:18]. Disponível na Internet: