Edson Athayde

Publicitário brasileiro, Edson das Neves de Athayde nasceu a 18 de abril de 1966, no Rio de Janeiro, Brasil. Aos 17 anos começou a trabalhar em publicidade.
Formou-se em Publicidade na Universidade Federal do Rio de Janeiro e continuou a trabalhar no Brasil. Entretanto, começou a fazer alguns trabalhos para o mercado português.
Em 1991 Edson Athayde decidiu radicar-se em Portugal, tendo começado por trabalhar para a agência Young & Rubicam Portugal como redator júnior. No entanto, o seu talento valeu-lhe uma rápida ascensão e dois anos depois já era vice-presidente da empresa. Em 1995 saiu da Young & Rubicam e fez a campanha do Partido Socialista para as eleições legislativas desse ano. Depois, assumiu durante alguns meses a responsabilidade de fazer o marketing e comunicação do recém-eleito governo do socialista António Guterres.
O gosto pela publicidade fez com que em 1996 entrasse para a Lusomundo e até 1998 foi administrador do Diário de Notícias, pertencente ao grupo, assim como se responsabilizou pelo marketing do próprio jornal e das estações de rádio FMRadical, XFM e TSF.
Em 1998 Edson Athayde tornou-se presidente da FCB - Foote, Cone & Belding Portugal e, ao mesmo tempo, fundou a sua própria empresa, a Edson Comunicação. Através dela criou a Portal.pt, com a qual se envolveu no marketing na Internet.
Em 1999 regressou ao mundo da política para voltar a delinear a campanha de António Guterres, de novo envolvido em eleições legislativas. 2002 foi outro ano marcado pelo envolvimento de Edson Athayde em campanhas políticas, mas desta vez trabalhando para Ferro Rodrigues, também do Partido Socialista.
Ao longo da sua carreira de publicitário Edson Athayde conquistou dezenas de importantes prémios nacionais e internacionais pelas suas campanhas ou anúncios. O seu anúncio televisivo mais conhecido foi o do "Tou Xim" para a companhia de telemóveis Telecel.
Edson Athayde criou e apresentou também um programa de televisão sobre publicidade, chamado "Anúncios de Graça", lançou diversos livros sobre publicidade e marketing, com destaque para A Balada do Yuppie Louco (1997), e marcou presença regular como cronista em diversas publicações. Em janeiro de 2004 Edson Athayde foi convidado para ocupar o lugar de consultor executivo de marketing da Lusomundo Media e em meados de 2005 assumiu a direção do departamento criativo da empresa Olgivy.
Como referenciar: Edson Athayde in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 07:32:33]. Disponível na Internet: