Edward Lorenz

Matemático e meteorologista norte-americano, Edward Norton Lorenz nasceu a 23 de maio de 1917, em West Hartford, no Connecticut, e morreu a 16 de abril de 2008, em Cambridge, Massachusetts.
Formou-se em Matemática, na Universidade de Harvard, em 1940, tendo-se especializado, logo a seguir, em Meteorologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde acabaria por lecionar durante vários anos.
Fascinado desde criança pelos números e pelas alterações climáticas, defendeu, na década de 60, que pequenas variações em qualquer sistema dinâmico poderiam desencadear grandes transformações, mesmo a muitos milhares de quilómetros de distância, conduzindo a resultados muito divergentes (efeito borboleta).
Esta hipótese – que Edward Lorenz defendeu, em 1972, num estudo a que chamou "Previsibilidade: o bater de asa de uma borboleta no Brasil pode originar um tornado no Texas" - ficaria conhecida por Teoria do Caos.
Ao longo da sua carreira, o seu trabalho foi várias vezes alvo de homenagem, como aconteceu, por exemplo, em 1991, quando foi galardoado com o Prémio Quioto na categoria Ciências Básicas, "que distingue quem contribui com a ciência, cultura e espiritualidade para o bem da humanidade".
Como referenciar: Edward Lorenz in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-30 19:30:19]. Disponível na Internet: