efeitos termomagnéticos

O efeito termomagnético, também designado por efeito magnetocalórico, consiste numa variação reversível de temperatura que resulta da variação na magnetização de uma substância ferromagnética ou paramagnética.
A variação na temperatura T, acompanhando uma variação adiabática do campo magnético, DH, é: DT/DH = -T/CH (dM/dT)Honde, CH é a capacidade de calor específica por unidade de volume a H constante e M é a magnetização.
A temperatura influencia as características dos materiais ferromagnéticos, pois um aumento de temperatura num sólido resulta num aumento na magnitude das vibrações térmicas dos átomos e a livre rotação dos momentos magnéticos torna o seu alinhamento aleatório. A magnetização de saturação é máxima a 0 K e diminui gradualmente com o aumento da temperatura, até cair abruptamente a zero na chamada temperatura de Curie ou ponto de Curie.
Em conformidade com o fim a que se destinam, os diferentes materiais deverão possuir em maior ou menor escala determinadas propriedades, uma vez que a temperatura tem influência nas características dos materiais. Assim, para a produção de ímanes interessam materiais com grande remanência e alta força coercitiva; para algumas aplicações, normalmente blindagens, para desviar campos muito fracos, interessa utilizar materiais com grande permeabilidade inicial; para a construção de máquinas interessa, geralmente, que a intensidade do campo de saturação seja tão elevada quanto possível; para a construção de eletroímanes, isto é, quando se quer exercer ações magnéticas sob comando de correntes elétricas, interessa usar materiais de pequena remanência e pequena força coercitiva.

Como referenciar: efeitos termomagnéticos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-16 22:57:06]. Disponível na Internet: