Elba Ramalho

Elba Maria Nunes Ramalho nasceu a 17 de agosto de 1951, em Conceição do Piancó, Paraíba, Brasil. Cantora, compositora, produtora e atriz, consagrou-se nos finais da década de 70 do século XX. Fez parte de um coro na adolescência, integrou o grupo "A Brasa" na universidade, e mais tarde foi convidada para integrar o Quarteto Violado como vocalista, durante uma temporada no Rio de Janeiro. Elba estabeleceu-se no Rio de Janeiro como atriz de teatro, mas sempre em musicais onde pudesse explorar a sua veia musical. Em 1978, participou na montagem da peça "A Ópera do Malandro", de Chico Buarque. A sua interpretação na peça valeu-lhe alguns prémios e o seu primeiro contrato como cantora com a editora CBS.
O seu primeiro disco, Ave de Prata, foi editado em 1979. Aclamado pela crítica, este trabalho transformou rapidamente Elba numa estrela.
Os discos seguiram-se ano após ano, juntamente com atuações ao vivo que cada vez mais marcavam a sua presença única no palco. Uma performer fantástica, por vezes controversa, que canta não só os estilos tradicionais brasileiros, mas também incursões pelo rock, funk e salsa.
Como referenciar: Elba Ramalho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-20 12:21:14]. Disponível na Internet: