Elle Macpherson

Modelo australiana, Elle Macpherson nasceu a 29 de março de 1964, e ficou conhecida no mundo da moda como "The Body" (O Corpo), pelas suas medidas perfeitas e pelo seu metro e oitenta de altura.
Na sua juventude, Elle sonhou em ser bailarina embora sem revelar muita aptidão para esta carreira. A sua vida mudou quando, aos 18 anos, ao passar férias nos Estados Unidos da América, foi descoberta no Colorado. De imediato, assinou contrato com a agência de modelos Click. Para trás ficaram os estudos de Direito na Universidade de Sydney, na Austrália, onde frequentava o primeiro ano do curso. Rapidamente passou a ser presença frequente nas páginas e capas da revista Elle, ligação que se prolongou por seis anos. Nesse espaço de tempo, casou com Gilles Bensimon, diretor criativo e fotógrafo da Elle.
Paralelamente, a manequim australiana iniciou uma proveitosa ligação à revista norte-americana Sports Illustrated, tendo feito em três anos consecutivos a capa da edição especial de fatos de banho. Nesse espaço de tempo, ganhou o direito de fazer parte do restrito grupo de top models da altura, onde estavam incluídas Christie Brinkley, Paulina Porizkova e Cindy Crawford. O facto de ter sido escolhida para modelo exclusiva das campanhas de publicidade da roupa interior Victoria's Secret ajudou a fazer crescer a sua cotação no mundo da moda internacional.
Entretanto, a Comissão de Turismo da Austrália, ao aperceber-se da fama internacional de Elle Macpherson, ofereceu-lhe o cargo de promotora de turismo do seu país natal.
Ao longo da sua carreira, tal como algumas colegas de profissão, Elle foi tema de diversos calendários e lançou um vídeo que ensina as pessoas a manterem-se em forma.
Elle nunca escondeu que gostaria de seguir a carreira de atriz, mas depois da sua estreia, em 1990, no filme Alice, do norte-americano Woody Allen, não conseguiu alcançar nesta arte o mesmo sucesso que conquistou na moda, apesar de já ter participado em algumas películas famosas, como Batman & Robin, e ter contracenado com atores como Hugh Grant, Anthony Hopkins e Alec Baldwin.
Contudo, este relativo fracasso não afetou o sem bem-estar económico, pois Elle Macpherson dirige uma empresa de lingerie com o seu nome, na Austrália, onde é líder de mercado. Para além disso, juntamente com as top models Naomi Campbell, Christy Turlington e Claudia Schiffer, é dona da cadeia de restaurantes Fashion Café.
Como referenciar: Elle Macpherson in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-26 07:14:51]. Disponível na Internet: