Elmer Bernstein

Compositor norte-americano nascido a 4 de abril de 1922, em Nova Iorque, e falecido a 18 de agosto de 2004, na sua casa na Califórnia.
Durante a infância foi dançarino e ator, assim como pintor, atividade artística que lhe valeu alguns prémios. Aos 12 anos decidiu dedicar-se à música, tendo começado por aprender a tocar piano com uma professora que detetou logo o seu talento. Assim, encaminhou-o para o professor Israel Citkowitz.
Elmer Bernstein começou por ser pianista, dando concertos ao vivo. Durante a Segunda Guerra Mundial compôs temas patrióticos para a rádio das forças armadas norte-americanas. Em 1949 foi convidado para musicar dois espetáculos de rádio, tendo chamado a atenção de um responsável dos estúdios de cinema Columbia, pelos quais foi contratado.
Assim, em 1950 compôs os temas de Saturday's Hero, seguindo-se Boots Malone, em 1951, e Sudden Fear, em 1952, trabalho que o tornou bastante conhecido.
Em 1955 teve a primeira nomeação para um Óscar pela banda sonora composta para o filme do agente secreto James Bond, The Man With the Golden Arm (O Homem com o Braço Dourado).
No ano seguinte compôs a música para o épico histórico, The Ten Commandments (Os Dez Mandamentos), de Cecil B. De Mille e com Charlton Heston.
Em 1960 recebeu nova nomeação, pelo filme The Magnificente Seven (Os Sete Magníficos), um dos westerns mais conhecidos da história do cinema. Elmer Berstein também compôs as bandas sonoras de todas as sequelas deste filme.
Em 1967 ganhou o único Óscar da Academia de Hollywood da sua carreira, pela banda sonora que compôs para Thoroughly Modern Millie, um musical com Julie Andrews.
Até 2003, ano em que foi nomeado pela 14.ª vez por Far From Heaven (Longe do Paraíso), Bernstein musicou filmes como To Kille Mockinbird (1962), com Gregory Peck, Trading Places (Homem Rico, Homem Pobre, 1983), com Eddie Murphy e Dan Aykroid, e The Age of Innocence (A Idade da Inocência, 1993), de Martin Scorsese, todos com nomeações para óscares.
Mas muito filmes de sucesso tiveram bandas sonoras de Elmer Bernsten, como são os casos de Airplane (Aeroplano, 1980), Blues Brothers (1982), Ghostbusters (Caça-Fantasmas, 1984), The Colour of Money (A Cor do Dinheiro, 1986) ou My Left Foot (O Meu Pé Esquerdo, 1989).
Aproveitando a sua experiência em compor música de filmes western, foi convidado em 2001 para fazer a banda sonora de Wild Wild West, com Will Smith.
Fora do cinema é de destacar que em 1983 musicou o documentário sobre as filmagens do teledisco de Michael Jackson, "Thriller".
Em 1996 foi colocado no passeio da Fama em Hollywood uma estrela com o seu nome e em 2001 celebrou os cinquenta anos de carreira como compositor de cinema dirigindo um concerto com temas de filmes no Royal Albert Hall, uma das mais conceituadas salas de espetáculos de Londres, em Inglaterra.
Elmer Bernstein compôs música para mais de 200 filmes e ainda para peças de teatro.
Como referenciar: Elmer Bernstein in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-09 05:01:01]. Disponível na Internet: