empréstimo

O empréstimo é um dos tipos de neologia, ou seja, um dos processos morfológicos de formação de novas palavras (neologismos).
Existem duas formas de empréstimos: as internas e as externas.
Os empréstimos internos consistem no intercâmbio lexical entre dois sistemas linguísticos ou entre dois universos de referência dentro da mesma língua, ou seja, na partilha do significado de uma palavra entre duas áreas do conhecimento dentro da mesma língua. Por exemplo, a unidade lexical rato originária do sistema linguístico da Zoologia serviu para colmatar uma falha denominativa e conceptual no sistema linguístico da Informática, que o passou a adotar.
Os empréstimos externos consistem na adoção de palavras que provêm de línguas estrangeiras. Por exemplo, a palavra collant é uma palavra emprestada da língua francesa. Este tipo de empréstimos da TLEBS substitui o termo estrangeirismo da gramática tradicional.
Como referenciar: empréstimo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-16 23:40:28]. Disponível na Internet: