ENDEMOL

A Endemol é uma empresa independente, produtora de televisão formada na Holanda, em 1994, por John De Mol.
Este produtor já trabalhava no ramo desde 1976, mas, de início, teve muitas dificuldades em singrar porque na altura só existiam na Europa canais estatais que produziam eles próprios a sua programação. O primeiro programa que vendeu foi um concerto do cantor norte-americano John Denver, mas foi só em 1986, quando apareceu o canal Sky Channel, transmitido para a Europa via satélite, que John De Mol começou a fazer bons negócios. O Sky Channel foi o seu primeiro grande cliente, pois assinou com a empresa do holandês um contrato de dois anos que previa a elaboração de cerca de 200 programas.
Para melhor penetrar no mercado europeu de televisão, John De Mol associou-se ao seu grande concorrente na Holanda, Joop van den Ende, e da fusão das duas firmas nasceu a Endemol. Nesta altura, a Endemol já tinha cerca de 50 programas na Holanda e foi com eles que se apresentou ao mercado alemão e espanhol.
É responsável por programas de sucesso como, por exemplo, o "Big Brother", concurso que passou na TVI, canal privado português, onde um grupo de pessoas era colocado numa casa, isolado do exterior, mas filmado 24 horas por dia. Esta ideia nasceu em 1996, numa reunião de criativos da empresa, inspirada na Biosfera II, uma experiência científica onde um grupo de pessoas vive isolado do exterior numa grande redoma de vidro. O Big Brother acabou por ser um êxito de nível mundial tendo sido exibido em cerca de trinta países, como foram os casos de Portugal, Espanha, Brasil, Estados Unidos da América, França, Holanda, Argentina e Polónia. Programas como Big Brother ajudaram a Endemol a tornar-se, a partir de 2000, na maior produtora independente de televisão da Europa, dominando o mercado em países como Inglaterra, França, Espanha, Itália e Alemanha. A partir daí, lançou-se para os mercados norte-americano e sul-americano.
Como referenciar: ENDEMOL in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-27 06:14:06]. Disponível na Internet: