energia das marés

As marés são o resultado da combinação de forças produzidas pela atração do Sol e da Lua e do movimento de rotação da Terra que leva à subida e descida da água dos oceanos e mares.
A energia das marés consiste no aproveitamento dos desníveis de água que resultam dessa subida e descida das marés.
O princípio de funcionamento de uma central de maré é bastante semelhante ao funcionamento de uma central hidroelétrica, no que diz respeito ao aproveitamento da energia cinética das massas de água. Estas centrais são instaladas muito perto da foz dos rios ou já no oceano em locais com características especiais, onde exista a capacidade de armazenamento de água. Desta forma, é possível obter desníveis que resultam dos diferentes níveis das marés. À medida que a maré sobe ou desce, a água passa através de comportas, ora num sentido, ora noutro. Seguidamente, são acionadas turbinas que transformam a energia mecânica em elétrica.
Na Europa foi construída uma central de produção de energia das marés em La Rance (França), a 10 km da desembocadura do rio Rance no Canal da Mancha. Neste local a amplitude da maré é de 13 metros. Esta central está em funcionamento desde 1966.
Como referenciar: energia das marés in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-21 00:55:32]. Disponível na Internet: