Enrique de Egas

Arquiteto espanhol, Enrique de Egas nasceu cerca de 1455, em Toledo, e morreu em 1534. Sobrinho de Anequin de Egas, o mestre de obras da Catedral de Toledo, foi seu aprendiz. Foi um arquiteto do estilo isabelino, um estilo que integrava elementos do gótico flamejante e decorações moçárabes, e um dos primeiros a transitar para o estilo plateresco, um estilo renascentista especificamente espanhol caracterizado por uma enorme riqueza ornamental e que, na sua primeira fase, representa uma evolução do estilo anterior integrando alguns elementos do renascimento italiano.
Autor do projeto e supervisor dos trabalhos do Hospital Real Santiago de Compostela (1499) e do Hospital de Santa cruz em Toledo, este último considerado um dos primeiros exemplos do estilo plateresco. Recebeu também a encomenda real para a construção da capela onde repousariam os restos mortais dos Reis Católicos em Granada, a cidade aos mouros em 1492.
Como referenciar: Enrique de Egas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-08 09:23:31]. Disponível na Internet: