Enrique Vila-Matas

Escritor espanhol nascido em 1948, em Barcelona. Aos vinte anos foi viver para a capital francesa, para escapar à opressão do regime ditatorial do General Franco. Aí, em Paris, procurou uma maior liberdade criativa e viveu num apartamento alugado à escritora francesa Marguerite Duras.
Durante os primeiros anos em que viveu na capital francesa fez trabalhos jornalísticos para a revista espanhola de cinema Fotogramas. A sua ligação ao cinema permitiu-lhe nesta época ser figurante de um dos filmes da saga do agente secreto James Bond.
Em 1973, Vila-Matas começou a escrever ficção com regularidade, mas foi só em 1977 que deu início à sua carreira de escritor ao publicar La Asesina Ilustrada. Escrever para Enrique Vila-Matas significa corrigir a vida, considerando que esta é a única forma de se proteger das feridas e dos golpes da vida. Sete anos mais tarde lançou Impostura, mas foi a partir de 1985 que se tornou bastante conhecido a nível internacional, nomeadamente em Portugal e nos países latino-americanos, com Historia Abreviada de la Literatura Portátil. A obra de Enrique Vila-Matas, extremamente irónica, caracteriza-se por misturar a ficção e a realidade, sendo também uma mescla de ensaio, crónica e romance.
Entre a sua bibliografia destacam-se romances como El Viaje Vertical, de 1999, que ganhou o prémio Rómulo Gallego, Bartleby e Compañia, de 2000, com o qual conquistou o Prémio Ciudad de Barcelona, o Prix Fernando Aguirre-Libràlire e o Prémio do Melhor Livro Estrangeiro em França, e Doutor Passavento, de 2005, vencedor do Prémio da Real Academia Espanhola em 2006.
Enrique Vila-Matas visitou regularmente Portugal desde a década de 90 e no seu romance de 2002 El Mal de Montano (O Mal de Montano), lançado entre nós em finais de 2004, grande parte da ação decorre na Ilha do Pico, nos Açores. Esta obra, em parte autobiográfica, ganhou em Espanha o Prémio Nacional da Crítica e o Prémio Herralde, e em França o Prémio Femina para o Melhor Romance Estrangeiro.
Como referenciar: Enrique Vila-Matas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-02 13:56:30]. Disponível na Internet: