Artigos de apoio

erasmismo
Filosofia que, no século XVI, teve como principal seguidor e defensor o grande humanista holandês Desidério Erasmo, de Roterdão. Na palavra de Pina Martins, "Erasmismo é philosophia Christi, religião interior, fidelidade à autenticidade evangélica, desprezo da letras no culto do espírito, pacifismo, aversão à violência; mas também sátira à corrupção das autoridades civis e eclesiásticas, à corrupção das próprias instituições, na medida em que se deixam afeiçoar pela história na preocupação do temporal, desvirtuando-se: sátira religiosa, social e até política em todos os seus aspetos". Neste sentido, o erasmismo aproxima-se do Humanismo Renascentista.
Em Portugal, erasmismo significou a adesão a estes princípios e ideais em todos os domínios - intelectual, moral e civil -, sendo principalmente um movimento religioso. É de notar que o ideal de regresso do Cristianismo à sua pureza primitiva e a crítica à hipocrisia e à cristalização da fé em meros rituais exteriores já tinham sido aspetos abordados por Gil Vicente.
Como referenciar: erasmismo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-05-28 02:07:03]. Disponível na Internet: