Eric Bana

Ator australiano, de seu nome verdadeiro Eric Banadinovich, nasceu a 9 de agosto de 1968, em Melbourne, Victoria. Filho de pai croata e mãe alemã, Bana começou a sua carreira como comediante em 1991, ao mesmo tempo que trabalhava como barman num hotel. Em 1993, tornou-se uma estrela no seu país ao entrar na série televisiva cómica Full Frontal e na série, também cómica, com o seu nome, Eric (1996), onde representava várias personagens e que esteve no ar até 1997. Neste ano, Bana foi considerado o ator cómico mais popular pelos The Logies. Ainda em 1997, estreou-se no cinema num papel secundário em The Castle e, em 2000, protagonizou o thriller Chopper, de Andrew Dominik, baseado na história verídica de Mark Brandon Read, que escreveu a sua autobiografia From the Inside, enquanto cumpria pena na prisão por assassínio. Neste filme, Bana teve de engordar bastante para conseguir retratar o psicopata, tendo sido bastante aclamado pela crítica e pelo público e ganho o prémio AFI para melhor ator.
Fez depois, durante dois anos, de Joe Sabatini na série televisiva dramática Something in the Air, papel que deixou, em 2002, para tentar prosseguir uma carreira internacional. Conseguiu o papel de um sargento americano, Hoot, contracenando ao lado de Josh Hartnett, Ewan McGregor, entre outros, no filme de guerra de Ridley Scott Black Hawk Down (Cercados), baseado no livro de Mark Bowden, sobre o conflito entre as forças americanas e os somális, em Mogadíscio, durante uma missão humanitária. Seguiu-se a comédia The Nugget e, no ano seguinte, protagonizou o papel de Bruce Banner/Hulk em Hulk (2003), a adaptação de Ang Lee da famosa BD The Incredible Hulk, da Marvel, onde contracena com Jennifer Connelly e Nick Nolte. Ainda em 2003, deu voz ao tubarão Anchor no filme de animação da Pixar, Finding Nemo (À Procura de Nemo).
Teve depois a possibilidade de escolher uma personagem do filme Troy (Troia, 2004), uma adaptação do épico de Homero realizado por Wolfang Petersen, acabando por optar por Hector, em contracena com Brad Pitt, Brendan Gleeson, Brian Cox e Orlando Bloom. Em 2005, foi convidado para vestir a pele de Avner, o líder do grupo que pretende vingar a morte de onze israelitas, no filme Munique, realizado por Steven Spielberg.
Como referenciar: Eric Bana in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 23:47:02]. Disponível na Internet: