Eric Carle

Escritor norte-americano, Eric Carle nasceu a 25 de junho de 1929, em Syracuse, na cidade de Nova Iorque. Filho de imigrantes, acompanhou a família no seu regresso à Alemanha, quando contava apenas seis anos de idade.
Aí estudou, acabando por se licenciar em Belas-Artes pela Akademie der Bildenden Künste de Estugarda, no ano de 1950. Começou então a colaborar com o Centro Alemão de Informação dos Estados Unidos da América, desenhando cartazes.
Marcado pelas memórias da Segunda Guerra Mundial, decidiu regressar em 1952 ao seu país natal, conseguindo uma posição como desenhador gráfico no departamento promocional do conceituado diário The New York Times. Passou então a dedicar os seus tempos livres à feitura de livros para crianças. Surgiu-lhe depois a oportunidade de ilustrar obras do mesmo género, tarefa que o fez pensar seriamente em publicar os seus próprios trabalhos e seguir carreira. Assim, publicou o seu primeiro livro em 1968, com o título 1,2,3 To The Zoo. Embora tenha constituído um sucesso de vendas, seria o aparecimento de The Very Hungry Caterpillar (1969) a estabelecer Eric Carle como escritor de obras infantis. Utilizando técnicas de colagem e fazendo perfurar as páginas do livro, como que se tivessem, na realidade sido mordiscadas pelo protagonista, uma lagartinha esfaimada, o autor primou por um estilo de abordagem original a temas bastante simples.
As seguintes obras vieram confirmar a sua vocação e cunhar a sua técnica: em The Very Lonely Firefly (1995) utilizou uma luz intermitente na capa do livro para tornar mais realista a presença da personagem principal, um pequeno pirilampo, e em My Apron: A Story From My Childhood (1994) usou um avental na encadernação.
Tendo, no fundo, inventado o conceito do "livro-brinquedo", Eric Carle fascinou tanto as crianças como os seus pais e educadores, sobretudo pela forma natural como apresentava o mundo e a inevitabilidade dos seus ciclos em formatos suficientemente atraentes para despertar a curiosidade pueril de um modo atento e relevante.
Como referenciar: Eric Carle in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-18 01:02:38]. Disponível na Internet: