Ernst Jones

Psicanalista e neurologista britânico, nascido em 1879 e falecido em 1958, estudou Medicina na Universidade de Londres. É nesta cidade que entra em contacto com Freud de quem já conhecia e admirava a obra. Vai lecionar para a Universidade de Toronto, sendo o responsável pela introdução da psicanálise no Canadá. Em 1912 ocupa o lugar de secretário da Associação Psicanalítica Americana então fundada. Em 1938 vai desempenhar um importante papel na organização da ajuda a psicanalistas perseguidos pelo nazismo e que procuravam refúgio em Inglaterra.
Ernst Jones vê reconhecido o seu trabalho por Freud de quem é um incansável biógrafo. Para além de ter publicado muitos trabalhos sobre a vida e obra do fundador da psicanálise, abordou, nos seus escritos sobre o sonho, as lendas, a arte e a literatura. Entre outras pode-se destacar: Psychology of Religion e Hamlet and Oedipe.
Como referenciar: Ernst Jones in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-26 22:52:03]. Disponível na Internet: