Artigos de apoio

Esciurídeos
Família de mamíferos roedores da ordem dos não-pentalofodontes, constituída por 250 espécies, que inclui, por exemplo, os esquilos e as marmotas.
Todos possuem uma cauda peluda. A maior parte das espécies são arborícolas, encontrando-se distribuídas por toda a Terra exceto em Madagáscar, Austrália e regiões polares. Os esquilos propriamente ditos (gén. Sciurus) são em geral pequenos, medindo de 20 a 30 centímentros, sem contar com a cauda que tem idêntico comprimento. São animais diurnos extraordinariamente ativos, que se alimentam de grãos, rebentos e sementes. Há ocasiões em que comem insetos e pequenos animais, tais como aves juvenis. Alguns nidificam nas árvores ocas, outros constroem um ninho de ramos. Nas regiões temperadas do Norte a maior parte hiberna parcialmente.
O esquilo vermelho asiático (Sciusus vulgaris) mede 22 centímetros e tem 18 centímetros de cauda. O seu habitat são as florestas de coníferas da Europa e da Ásia. É geralmente castanho avermelhado, apresentando tufos de pelos nas orelhas.
A marmota (Marmota marmota) tem 50 centímetros de comprimento e 15 centímetros de cauda, é escavadora e tem o seu habitat nos Alpes e nos Cárpatos. Tem vida diurna, hibernando nos meses de setembro a março.
O esquilo voador (Petamista alborufa) é um animal da vida noturna, com 58 centímetros de comprimento e 63 centímetros de cauda. Tem vida arborícola nas densas florestas da Ásia meridional. Possui uma membrana larga que se estende dos punhos às patas posteriores e à base da cauda e lhe permite planar de árvore para árvore.
As Tâmias (Tamias striatus) vivem nas florestas de caducifólias e nos matagais do leste dos Estados Unidos da América e do Canadá. Tem riscas pretas e amarelas no dorso.
Outra espécie de Tâmia (Funambulus palmarum) vive apenas na Índia e Ceilão, e é muito numerosa.
De dia procuram sementes, rebentos e insetos de que se alimentam.
Como referenciar: Esciurídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-12 00:56:16]. Disponível na Internet: