Escola de Palo Alto

Nome por que ficou conhecido um núcleo de investigação científica, nas áreas da psicoterapia e psiquiatria, fundado em 1959, em Palo Alto, na Califórnia, oriundo do Mental Research Institute. Teve como base principal uma equipa de investigadores do início da década de 50 do século XX, liderada por Gregory Bateson.
O seu principal objetivo era a compreensão dos fenómenos de autorregulação em qualquer forma de vida, que, por sua vez, tendo como base o pressuposto da similitude formal que acreditavam existir no funcionamento de todos os seres vivos, conduziria a uma melhor compreensão dos processos da psique humana. Neste âmbito, a pesquisa e o estudo de parâmetros formais da comunicação entre os seres vivos, por exemplo, revestia-se de grande importância, envolvendo o trabalho conjunto de psiquiatras e psicoterapeutas.
A associação da Escola de Palo Alto ao Mental Research Institute nunca se revestiu de carácter oficial, uma vez que o grupo nunca formou uma estrutura organizada e, por isso, ficou também conhecido como Invisible College (Colégio Invisível).

Como referenciar: Escola de Palo Alto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 02:57:32]. Disponível na Internet: