Escorpenídeos

Família de peixes pertencentes à ordem dos escopeniformes de que são exemplos as espécies do género Pterois, de longos espinhos venenosos e vivendo nos recifes coralinos. O corpo é arredondado, com barbatanas longas com raios separados, que se podem abrir, parecendo peixes maiores do que realmente são. As glândulas venenosas estão situadas em goteiras aos lados de cada espinho das barbatanas dorsais, anal e ventral. A espécie Pterois volitans ataca ferindo com os raios da sua barbatana dorsal. São ainda exemplo de Escorpenídeos o rascasso (Scorpaena cirihosa), cujos habitats se encontram nos oceanos Índico e Pacífico, e a cabra-morena (Trigla lucerna) que se encontra nas zonas costeiras do oceano Atlântico. A espécie que possui o mais forte veneno de toda a família é o peixe-pedra (Synanceja verrucosa), com o qual pode matar um humano em duas horas.
É um peixe muito mimético com o meio, assemelhando-se, na sua posição de repouso, a uma pequena pedra, pelo que se torna muito fácil calcá-lo inadvertidamente.
Como referenciar: Porto Editora – Escorpenídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-01 13:36:31]. Disponível em