Escorpião

Constelação e oitavo signo do Zodíaco, pertence ao elemento Água, tal como Caranguejo e Peixes, e incide sobre as pessoas nascidas entre 23 outubro e 21 de novembro.
Escorpião é governado pelos planetas Marte e Plutão. Marte, na mitologia romana, é o deus da Guerra, tendo em Ares o seu homólogo grego. Por seu turno, Plutão (tal como o grego Hades), é o deus do desconhecido.
O escorpião foi também o animal enviado por Diana para matar Órion, que costumava intrometer-se nas suas caçadas. Esta lenda está associada ao facto de as estrelas Órion desaparecerem a Ocidente quando as de Escorpião nascem a Oriente. O animal escorpião quando perde a sua cauda consegue regenerá-la, daí estar o signo também associado à lenda da Fénix, ave que depois da sua morte renasceu das cinzas e se elevou no céu. Por isso os escorpianos, quando sofrem perdas, acabam por conseguir refazer a vida. Tal como um verdadeiro escorpião, os nativos deste signo são determinados e desconfiados, assim como auto-destrutivos.
Os escorpianos gostam de descobrir o lado emocional das pessoas e o modo como elas interagem com o mundo. Este é o signo do sexo e da morte, do começo e do fim. É um signo de pessoas enérgicas, apaixonadas, profundas, intuitivas e misteriosas, capazes de um significativo autocontrolo. Os nativos de Escorpião são capazes de avaliar mais profundamente quem e o que os rodeia, o que, por vezes, os pode levar a ser cínicos. Ao mesmo tempo, o seu secretismo e a complexidade do seu ser levam a que tenham uma personalidade impenetrável. A capacidade de avaliação também lhes dá uma grande capacidade para analisar a viabilidade de um projeto, ultrapassando todos os obstáculos. São persistentes e teimosos e, por isso, conseguem concretizar projetos que outros acabariam por deixar cair.
São também sensíveis e dificilmente perdoam uma afronta.
Gostam de desafiar o perigo, de ir até aos limites e levar consigo os que os rodeiam.
Como referenciar: Escorpião in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-26 16:31:35]. Disponível na Internet: