esfera (geometria)

Uma esfera é um corpo tridimensional limitado por uma superfície, designada por superfície esférica, cujos pontos são equidistantes de um ponto interior a que se chama centro. Uma superfície esférica pode supor-se gerada por uma circunferência que gira em torno do seu diâmetro. Uma esfera será, então, um conjunto formado pelos pontos de uma superfície esférica e pelos pontos interiores a essa superfície.
De forma idêntica ao que se diz em relação à circunferência e ao círculo no plano, chama-se raio de uma esfera à distância entre o seu centro e qualquer ponto da sua superfície. Um segmento de reta cujos extremos se situem na superfície esférica e que contenha o centro da esfera tem o nome de diâmetro e a um plano que passe pelo centro dá-se o nome de plano diametral. Este plano divide a esfera em duas partes iguais que recebem o nome de semiesferas ou hemisférios.
A área da superfície esférica é igual à de quatro círculos máximos (chama-se círculo máximo a um círculo resultante da interseção de um plano diametral com a esfera): , em que r é o raio da esfera. O volume da esfera é igual a do produto de π pelo cubo do raio: .
Como referenciar: Porto Editora – esfera (geometria) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-03 00:04:49]. Disponível em