esfera (simbologia)

A esfera é um símbolo da totalidade do Universo e de Deus. Traduz a perfeição, o poder e a expansão e, por essa razão, foi escolhida como o símbolo dos imperadores e dos reis em muitas nações, como foi o caso da esfera armilar como símbolo de Portugal. A esfera exprime o Céu, enquanto que, por oposição e complemento, o quadrado é o símbolo da Terra. Tem um simbolismo muito próximo do círculo, já que corresponde à sua forma com volume em três dimensões.
A esfera armilar, constituída por um globo terrestre com anéis, também chamados de armilas, que representavam os círculos dos trópicos, os círculos polares, o meridiano, o equador e a elíptica, foi o símbolo escolhido para as armas de Portugal. No princípio da cristandade, acreditava-se que a alma descia à Terra vinda do Céu e, passando pelos planetas, recolhia os sete pecados mortais dos quais se libertava na morte, devolvendo-os aos respetivos guardiões das esferas. Na Idade Média, prevalecia a teoria das esferas planetárias, que eram grandes esferas de cristal encaixadas umas sobre as outras e sobre a Terra, e que ao se movimentarem produziam a "música das esferas". Estas esferas representavam o movimento dos planetas, da Lua e do Sol e correspondiam às sete esferas inferiores que desciam, de forma concêntrica, da Terra até ao seu núcleo.
A dicotomia esfera-quadrado traduz simbolicamente a oposição e a complementaridade do Céu e da Terra. A passagem da esfera ao quadrado simboliza o nascimento e a encarnação da alma. Entre os Gregos, o Céu e a Terra eram representados por duas esferas concêntricas por onde as almas passavam. Platão definia o Universo como uma esfera e como símbolo de perfeição e de totalidade, acreditando que a esfera era a forma do ser andrógino inicial antes da divisão dos sexos. No mito islâmico da criação da água, esta tem a forma esférica e a aparência de uma enorme pérola e o processo de génese do mundo admite a criação das várias esferas que deram origem à Terra, aos planetas e às estrelas.

Como referenciar: esfera (simbologia) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-23 02:00:34]. Disponível na Internet: