espermatófitas

Divisão tradicional das traqueófitas, as espermatófitas (Spermatophyta) são plantas vasculares produtoras de sementes - gimnospérmicas e angiospérmicas. Com uma grande diversidade de plantas, esta divisão agrupa cerca de 270 000 espécies.
As espermatófitas atuais distribuem-se por cinco linhagens principais, as cicadófitas, as ginkgófitas, as coníferas, as gnetófitas - gimnospérmicas - e as angiospérmicas (plantas com flor).
A capacidade de produção de sementes, estruturas de proteção e alimento do embrião, contribui para a dominância das espermatófitas na flora terrestre. A produção de xilema secundário, com origem no câmbio, constitui uma característica importante das espermatófitas.
O ciclo de vida das espermatófitas inclui alternância de gerações, encoberta na formação das sementes. A geração dominante e independente é a esporófita, enquanto que a geração gametófita é reduzida e está dependente do esporófito. O sistema vascular desenvolve-se apenas no esporófito.
O esporófito forma-se pela germinação da semente e diferencia-se em raiz, caule e folhas, que apresentam cutícula, estomas e nervação.
As espermatófitas são heterospóricas, produzindo micrósporos (grãos de pólen), que dão origem a gametófitos masculinos (microgametófitos) e megásporos, que formam gametófitos femininos (megagametófitos).
O saco embrionário é a parte mais importante do óvulo, e em algumas angiospérmicas o óvulo está reduzido ao saco embrionário. O embrião (novo esporófito) resulta da oosfera depois da fecundação e desenvolve-se no megásporo, quando está ainda envolvido no nucelo do óvulo megasporângio. O megasporângio ou o tecido que envolve o embrião só se desprende da geração embrional antiga depois de o embrião estar completamente formado.
A semente, também designada de óvulo maduro, desenvolve-se a partir do óvulo quando este é fecundado. A fertilização é independente da água.
O revestimento da semente tem origem no tegumento do óvulo. A semente encerra um embrião, que corresponde ao esporófito jovem, e tem reservas nutritivas.
Como referenciar: espermatófitas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 06:12:13]. Disponível na Internet: